Dor torácica: conhecimentos e atitudes da população

Autores

  • Miguel Correia Serviço de Cardiologia. Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga EPE Faculdade de Ciências da Saúde; Universidade Fernando Pessoa
  • Ana Correia Serviço de Cardiologia. Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga EPE Faculdade de Ciências da Saúde; Universidade Fernando Pessoa

Palavras-chave:

Dor torácica, população, conhecimento, atitude

Resumo

Introdução: Foi lançada em 2007 a campanha “Seja mais rápido
que um enfarte”, para promover o reconhecimento precoce dos
sintomas e a activação do número de emergência médica (112).

Objectivos: Caracterização dos conhecimentos da população
sobre dor torácica, tentando descortinar se houve impacto da
campanha acima referida.

Métodos: Estudo transversal, usando uma amostra constituída por 109 utentes de um laboratório de
análises clínicas, que aceitaram responder a um questionário de
preenchimento assistido. Este continha, entre outras, questões
sobre o conteúdo da campanha acima referida e sobre a atitude
a ter face a episódio de dor torácica.

Resultados: Uma pequena minoria (27,5%) conhecia efectivamente a campanha e o seu
conteúdo. Apenas cerca de metade dos inquiridos referiu ligar ao
112 em caso de dor torácica súbita e persistente.

Conclusões: O conhecimento deste grupo sobre o significado da dor torácica e
correspondentes atitudes parece ser ainda insuficiente, a justificar
novas acções de sensibilização.

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Publicado

30-09-2011

Como Citar

1.
Correia M, Correia A. Dor torácica: conhecimentos e atitudes da população. RPMI [Internet]. 30 de Setembro de 2011 [citado 22 de Dezembro de 2024];18(3):137-43. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/1324

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