Hepatotoxicidade por ticlopidina - a propósito de três casos clínicos

Autores

  • Fernando Guimarães Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Hospital de S. Pedro, Vila Real
  • Maria João Regadas Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Hospital de S. Pedro, Vila Real
  • Pedro Roquete Assistente Graduado de Anatomia Patológica, Hospital de S. Pedro, Vila Real

Palavras-chave:

Ticlopidina, colestase, hepatite medicamentosa

Resumo

A ticlopidina é utilizada em larga escala na
actualidade. Tem sido ocasionalmente responsabilizada por importante hepatotoxicidade. Publicamos
neste artigo três casos de hepatite colestática por
ticlopidina observados nos últimos anos na nossa
instituição. Todos os doentes eram de sexo
masculino, com consumo regular significativo de
etanol, e tiveram grave icterícia colestática
sintomática. Em todos foi efectuada biopsia hepática,
com resultado consistente com colestase tóxica,
sendo de salientar em dois a presença de granulomas. Dois dos doentes atingiram valores de
fosfatase alcalina e gamaglutamiltransferase e de
colesterol excepcionalmente elevados. Em dois
doentes, embora clinicamente bem, mais de onze
meses após a suspensão do fármaco persistia
evidência enzimática de colestase. Um doente teve
inicialmente anemia acentuada, reversível, cuja
etiologia não conseguimos estabelecer. Após breve
alusão genérica à problemática da toxicidade
medicamentosa aguda sobre o fígado, confrontámos
os nossos casos com outros casos de hepatite
colestática induzida pela ticlopidina relatados na
literatura internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

. Hass WK, Easton JD, Adams HD et al. A randomized trial comparing Ticlopidine hydrochloride with aspirin for the prevention of stroke

in high risk patients. N England J Med 1989; 321(8):501-507.

Gent M, Easton JD; Hachinski VC et al. The Canadian American Ticlopidine Study (CATS) in thromboembolic stroke. The Lancet

(6):1215-1220.

Janzon L, Bergqvist J, Boberg J et al. Prevention of myocardial infarction and stroke in patients with intermittent claudication; effects of ticlopidine. Results of STIMS, the Swedish Ticlopidine Multicentre Study. Journal of internal Medicine 1990;227:301-308.

Lutomski DM, Bottorff M, Sangha K. Pharmacokinetic optimisation of the treatment of embolic disorders. Clin Pharmacokinet 1995, 28 (1):67-92.

Errando AD. Ataques isquémicos transitorios. In Manual de Enfermidades Vasculares Cerebrales. J.R. Prous Editores, 1995 Barcelona ( Espanha) 74-84.

. Khan MG. Antiplatelet agents, anticoagulants, specific thrombin inhibitors in the management of heart disease. In Cardiac Drug

Therapy, 4thEd. 1995 W.B. Saunders Company Ltd (London).

Product information, Ticlid ( ticlopidine). Mississauga, Ontario:Syntex 1993.

. Biour M, Poupon R, Grangé JD, Chazeouilleres O, Jaillon P. Hepatotoxicité des médicaments (12e mise à jour du fichier

bibliographique des atteintes hepátiques et des médicaments responsables).Gastroenterol Clin Biol 1999; 23 (12): 1310-1352.

. Larrey D. Hépatites aigües médicamenteuses- imputabilité et aspects cliniques. Gastroenterol Clin Biol 1995;19: B57-62.

Pessayre D, Larrey D. Acute and chronic drug -induced hepatitis. Ballière’s Clin. Gastroenterology 1988; 2(2):385-422.

Sherlock S, Dooley J. Drugs and the liver. In Diseases of the liver and biliary system. Sheila Sherlock & James Dooley Ed, 9thed.

, Blackwell Scientific Publications ( Oxford, London) 322-353.

Danan G. Définition et critéres d’imputation des atteintes hépatiques aigües médicamenteuses. Conclusion d’une reunion

internationelle de consensus. Gastroenterol Clin Biol 1993;17:H18-21.

Larrey D, Erlinger S. Drug induced-cholestasis. Ballière’s Clin Gastroenterology 1988; 2(2):423-452.

Biour M, Toussaint P, Duhamel G Canuel C, Krulick M, Calmus Y. Ticlopidine: atteintes sanguins et hépatiques? Thérapie 1982;

:217-224.

Yoder JD, Algozzine GJ, Hill GW. More ticlopidine-induced cholestatic jaundice. Am J Hosp Pharm 1994; 51:1821-1822.

Grieco A, Vecchio FM, Greco AV, Gasbarrini G. Cholestatic hepatitis due to ticlopidine: Clinical and histological recovery after drug

withdrawal. Case report and riview of the Literature. Eur J Gastroenterol Hepatol 1998; 10 (8): 713-715.

Sanchez-Bisono JR, Gomez-Moli J, Escudero-Canto M. Probable ticlopidine – induced severe aplastic anemia and cholestatic

hepatitis. Haematologica 1997 ; 82 (5): 639.

Saint-Marc Girardin MF, Cordonnier C. Ictére cholestatique et agranulocytose dus à ticlopidine. Gastroenterol Clin Biol 1982;

:716-717.

Ruiz Valverde P, Zafon C, Segarra A, Ribera R, Piera L. Ticlopidinainduced granulomatous hepatitis. The Ann Pharmacotherapy

;29:633.

Amaro P, Nunes A, Macoas F et al. Ticlopidine – induced prolonged cholestasis: a case report. Eur J Gastroenterol Hepatol 1999 ;11

(6): 673-676.

Deschamps JP, Lassègue A, Ottignon Y et al. Ictère cholestatique associé à la prise de ticlopidine:à propos des deux premiers cas.

Gastroenterol Clin Biol1982; 6:595-596.

Sousa C, Correia J, Santos J et al. Hepatites medicamentosas – a propósito de dois casos associados à claritromicina e à ticlopidina.

Arquivos de Medicina 1997; 11 (3): 147 – 150.

Colivicchi F, Magnanimi S, Sebastiani F, Silvestri R, Magnanimi R. Ticlopidine-induced chronic cholestatic hepatitis: a case report.

Current Therapeutic Research 1994;55(8):929-931.

Berglund U, Wallentin L. Influence on lipoprotein metabolism of the platelet inhibitory drug ticlopidine. Atherosclerosis

;59:241.

Fred HL, Hariharan R, Doucet J, Mehta N. Jaundice and extreme hypercholesterolemia after a stroke. Hosp Pratice 1996:33-37.

Naschitz JE, Khamessi R, Elias N, Yeshurun D. Ticlopidine-induced prolonged cholestasis. Clinical Toxicology 1995;33(4):379-380.

Artímez ML, Fernandez E, Rodriguez M. Gonzalez M, Rodrigo I. et al. Ticlopidina-induced toxic hepatitis. Three new cases. Rev

Esp Enf Digest 1997;89(10):796-797

Ficheiros Adicionais

Publicado

28-09-2001

Como Citar

1.
Guimarães F, Regadas MJ, Roquete P. Hepatotoxicidade por ticlopidina - a propósito de três casos clínicos. RPMI [Internet]. 28 de Setembro de 2001 [citado 12 de Abril de 2024];8(3):132-7. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/1908

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>