Liderança: A Importância de Algo que Não Existe; O Caso Especial das Instituições de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.24950/Opiniao/JorgeVasconcelloseSa/2/2020Palavras-chave:
Liderança, Organização e AdminstraçãoResumo
Se inserirmos a palavra liderança no google, aparecem mi- lhares de entradas: livros, artigos, ensaios, de tudo um pouco.
Contudo em hospitais e outras instituições de saúde o tema é secundarizado, senão minimizado.
Médicos? Contratam-se os melhores. Enfermeiros? O mais criteriosamente possível. Outros técnicos? Idem. Gestores? Umas pessoas “simpáticas”, bem-educadas, uns “jeitosos” sem se ter uma noção clara para quê. De quais são em con- creto as suas funções.
As razões são dois erros. O primeiro erro é não se saber o que é (e a importância) da gestão. O segundo erro é acreditar que se sabe, mas não se sabe, nomeadamente acreditar que nas “knowledge institutions” (i.é., organizações intensivas em conhecimento) o que conta é o know-how dos cientistas e téc- nicos e não a organização para os fazer mais produtivos. Para facilitar o seu trabalho.
Donde as questões: será que a liderança se aplica a insti- tuições de conhecimento (em geral) e de saúde (em particular)? Porquê? E o que é liderança? E porque é que Peter Druck- er, fundador da gestão moderna, dizia simultaneamente que a liderança não existe, mas é fundamental? Como pode isto ser?
Comecemos pelo princípio
Downloads
Referências
Drucker PF. The age of discontinuity: guidelines to our changing society. New York: Harper & Row publishers; 1968.
Sá JV. Shakespeare, Henry V and the lessons for management. Vida Económica; 2011
Caspi A, Harrington H, Milne B, Amell JW, Theodore RF, Moffitt TE. Children's behavioral styles at age 3 are linked to their adult personality traits at age 26. J Pers. 2003;71:495-513. doi:10.1111/1467-6494.7104001. 4. Drucker PF. Management. New York: HarperCollins; 2008.
Byrne JA, Welch J. Jack: straight from the gut, New York: Warner Books; 2001.
Bloom N, Sadun R, Van Reenen JM., Management as a Technology?, Harvard Business School Strategy Unit Working Paper No. 16-133; Stanford University Graduate School of Business Research Paper No. 16-27; Octo- ber 8, 2017
Kahneman D. Thinking, Fast and Slow. London: Penguin Random House; 2011.
Thaler RH. Misbehaving: the making of behavioural economics. London: Penguin Random House; 2015.
Sá JV. There is no leadership: only effective management – Lessons from Lee’s perfect battle, Xenophon’s Cyres the Great and the practice of the best managers in the world. Vida Económica; 2012
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Direitos de Autor (c) 2023 Medicina Interna
Acesso livre