Avaliação do desempenho médico através da qualidade do registo dos processos clínicos

Autores

  • C. Correia Internato Complementar de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • L. Rodrigues Internato Complementar de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • L. Lopes Internato Complementar de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • L. Nunes Internato Complementar de Cardiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • C. Neves Internato Complementar de Anestesiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • J. Almeida Internato Complementar de Anestesiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • G. Alves Internato Complementar de Otorrinolaringologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • C. Loureiro Assistente Hospitalar de Anestesiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • H. Rita Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • A. Lemos Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • C. Costa Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • M. Bastos Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • F. Girão Assistente Hospitalar de Otorrinolaringologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • E. Amaral Assistente Hospitalar Graduado de Anestesiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • O. Gaspar Chefe de Serviço e Director de Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu
  • J.P. Assunção Assistente Hospitalar Graduado de Anestesiologia, Serviço de Medicina Hospital Distrital de Viseu

Palavras-chave:

desempenho médico, garantia de qualidade, processos clínicos

Resumo

«Programas de Garantia de Qualidade», visa esta­ belecer critérios de intervenção e de uniformiza­ção do desempenho profissional dos médicos.

Neste trabalho foram analisados 439 processos clínicos de quatro serviços do Hospital Distrital de Viseu, designados pelas letras «A», «B», «O> e «D». O resultado do registo global situa-se entre «Suficiente» e «Bom». Contudo, o Serviço designado pela le­tra «A» está acima dos outros .

Se o »Registo Clínico Diário» é satistatório já o dos «Exames Complementares» mostra dum lado os Serviços «A» e «D» com valores acima de 80% e do outro o «C» e o «B» com valores de 53,7 e 33,3% res­ pectivamente. A mesma relação existe nos outros itens avaliados.

Nenhum dos 439 processos consultados tem a «De­ claração de Consentimento» para tratamento mé­ dico ou cirúrgico preenchida pelo doente ou seu representante legal.

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Ficheiros Adicionais

Publicado

31-03-1995

Como Citar

1.
Correia C, Rodrigues L, Lopes L, Nunes L, Neves C, Almeida J, Alves G, Loureiro C, Rita H, Lemos A, Costa C, Bastos M, Girão F, Amaral E, Gaspar O, Assunção J. Avaliação do desempenho médico através da qualidade do registo dos processos clínicos. RPMI [Internet]. 31 de Março de 1995 [citado 5 de Novembro de 2024];2(1):7-12. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/2333

Edição

Secção

Artigos Originais