Anamnese Versus História de Vida na Compreensão do Sofrimento do Outro

Autores

  • Francisco Sobral do Rosário Serviço de Endocrinologia, Hospital da Luz, Lisboa, Portugal Investigador do Projecto Narrativa e Medicina do Centro de Estudos Anglísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal https://orcid.org/0000-0002-6682-0867

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi/pontodevista/96/3/2018

Palavras-chave:

Empatia, Medicina, Narração, Prestação de Cuidados de Saúde, Stress Psicológico

Resumo

Nos últimos anos a introdução crescente de tecnologia tem alterado a prática médica, com o risco de menor interação com o doente. Neste contexto, alguns autores defendem que o ensino médico deverá incidir na narrativa da história de vida, como forma de melhorar a compreensão do doente e aumentar a empatia. O autor defende que a anamnese, instrumento básico da prática médica, deve incluir a colheita da narrativa de vida, mantendo o doente no centro da atividade clínica.

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Referências

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Publicado

01-04-2022

Como Citar

1.
Sobral do Rosário F. Anamnese Versus História de Vida na Compreensão do Sofrimento do Outro. RPMI [Internet]. 1 de Abril de 2022 [citado 17 de Dezembro de 2024];25(3):233-6. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/484

Edição

Secção

Pontos de Vista

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