Educação Doutoral: Mais que um Passaporte, uma Ferramenta

Autores

  • Joana Marques NOVA Escola Doutoral, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi/O/2017

Palavras-chave:

Currículo, Educação de Pós-Graduação, Educação de Pós-Graduação em Medicina

Resumo

O objetivo deste artigo de opinião é abordar o assunto da educação doutoral de um ângulo específico – não apenas
como um caminho único para entrar ou manter uma carreira dentro da academia mas, sobretudo, como ferramenta para
desenvolver uma formação sólida em investigação e, independentemente do sector no qual os doutorados terão emprego, para preparar profissionais competentes e capazes de responder de forma criativa a situações de trabalho complexas e desconhecidas numa sociedade do conhecimento em crescente mudança. Não iremos referir domínios científicos específicos porque, neste caso, o mesmo racional pode ser aplicado em áreas científicas e profissionais diversas, do Direito à Engenharia ou à Economia, da Medicina às Ciências Sociais.
Baseado no princípio de que o principal resultado de um processo de doutoramento é o doutorado e não a sua tese, apresentamos o projeto da NOVA Escola Doutoral (Universidade Nova de Lisboa) como um projeto de formação complementar em várias competências profissionais e pessoais, de carácter transversal, oferecidas aos estudantes de doutoramento das nove Unidades Orgânicas da NOVA.

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Referências

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Ficheiros Adicionais

Publicado

29-09-2017

Como Citar

1.
Marques J. Educação Doutoral: Mais que um Passaporte, uma Ferramenta. RPMI [Internet]. 29 de Setembro de 2017 [citado 23 de Abril de 2024];24(3):178-81. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/708

Edição

Secção

Artigo de Opinião