Clinical Research Bootcamp: Novas Formas de Aprender Investigação Clínica

Autores

  • Andreia Villas-Boas Serviço de Medicina Interna, Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Portugal
  • João Firmino-Machado 1. Unidade de Saúde Pública do ACeS Porto Ocidental, Porto, Portugal 2. EPIUnit – Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Porto, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi.847

Palavras-chave:

Educação Médica, Investigação Biomédica

Resumo

A investigação clínica assume um papel central no avanço
médico e científico. A participação de jovens médicos nos
estudos de investigação fica frequentemente comprometida
quer pela multiplicidade de tarefas com que se deparam
no quotidiano, quer pela escassez de formação direcionada
às metodologias de investigação. O Clinical Research Bootcamp
surge como uma tentativa de responder às necessidades
reais dos jovens médicos que procuram aprender os
princípios básicos da investigação clínica de forma concreta
e pragmática. Estruturado de forma a guiar os formandos ao
longo das várias etapas de planeamento, execução e comunicação
científica de um estudo, este curso fornece uma
visão integrada da investigação clínica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Sung NS, Crowley Jr. WF, Genel M, Salber P, Sandy L, Sherwood LM, et

al. Central Challenges Facing the National Clinical Research Enterprise. J Am Med Assoc. 2003;289:1278-87.

Hulley S, Cummings S, Browner W et al. Designing clinical research 3ed. Philadelphia : Lippincott Williams and Wilkins; 2007.

Thabane L, Thomas T, Ye C, Paul J. Posing the research question: Not so simple. Can J Anesth. 2009;56:71-9.

Teo AR. The development of clinical research training: past history and current trends in the United States. Acad Med. 2009;84:433-8.

Lenfant C. Clinical research to clinical practice — lost in translation? N Engl J Med. 2003;349:868-74.

Ficheiros Adicionais

Publicado

30-12-2016

Como Citar

1.
Villas-Boas A, Firmino-Machado J. Clinical Research Bootcamp: Novas Formas de Aprender Investigação Clínica. RPMI [Internet]. 30 de Dezembro de 2016 [citado 7 de Dezembro de 2022];23(4):61-4. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/847

Edição

Secção

Pontos de Vista