Comportamento do Utilizador do Serviço de Urgência do Hospital da Horta-Açores

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi.2582

Keywords:

Açores, Inquéritos e Questionários, Mau Uso de Serviços de Saúde/estatísticas e dados numéricos

Abstract

Introdução: O uso inapropriado dos serviços de urgência,
com todas as consequências negativas para os sistemas de
saúde, é um fenómeno generalizado multifactorial e com tendência crescente.

Métodos: Para conhecer a nossa realidade fizemos um estudo do comportamento do utilizador do serviço de urgência do Hospital da Horta através de um inquérito, tendo sido analisados 463 casos, representando 6,5% de todos os episódios do período de estudo, dos quais 44% eram do género masculino e 56% feminino e dois terços dos quais tinham idades entre 24 e os 66 anos.

Resultados: Com base na triagem de Manchester 60% dos inquiridos foram classificados não urgentes (Verdes, Azuis
e Brancos). Apenas 5% tinha contactado a linha Saúde24 e só 12% tentou consulta no médico de família.

Conclusão: Os motivos principais pela opção hospitalar foram a auto percepção de urgência clínica, a busca na celeridade do Serviço de Urgência para resolução do problema, o menor tempo de espera no atendimento, a maior probabilidade de acesso a um especialista hospitalar e/ou a exames diagnósticos e a uma expectativa de maior qualidade no serviço prestado.

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Published

2025-01-31

How to Cite

1.
Simas A, Amorim N, Cabrita C, Veloso R, Morais J, Suzano R. Comportamento do Utilizador do Serviço de Urgência do Hospital da Horta-Açores. RPMI [Internet]. 2025 Jan. 31 [cited 2025 Feb. 5];(XX). Available from: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/2582

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