Workshop Revista de Medicina Interna “Comunicação Científica: Revisão por Pares”

07-02-2024

Os Revisores são a espinha dorsal de qualquer revista científica. O seu trabalho é o que garante a qualidade e rigor científico, auxiliando pela revisão por pares, o conselho editorial na missão de publicar artigos científicos.

No entanto, o trabalho de Revisor é mantido na penumbra, e o seu reconhecimento nem sempre é feito devidamente, quer pelos seus pares quer pelas estruturas editoriais com as quais colaboram.

Nesse sentido, a Revista Portuguesa de Medicina Interna (RPMI), promoveu pela primeira vez o Workshop “Comunicação Científica: Revisão por Pares”, coordenado pela Dra. Helena Donato, reconhecida expert na área e Editora Técnica da RPMI, e o Dr. José Mariz, Editor-Chefe da RPMI.

O workshop foi muito participado por colegas, Revisores na RPMI, bem como por todo o Conselho Editorial da RPMI. Foram abordados os fundamentos do peer-review, os seus modelos, a relação do editor com os revisores no processo de decisão; foram fornecidas as bases fundamentais para redigir um relatório de revisão útil, quer para os autores, quer para os editores e foram dadas também pistas para melhor reconhecer o trabalho dos revisores.

O workshop terminou com trabalho prático de análise de artigos científicos, onde os participantes ativamente aplicaram os conhecimentos na resolução de casos práticos de revisão, com os comentários finais a serem discutidos entre todos.

Não temos dúvidas que é um Workshop a repetir, e que contribuirá certamente para elevar a qualidade das publicações científicas não só na RPMI mas também nas publicações médicas nacionais, pois está aberto a todos!

07/02/2024