A influência da religião nas decisões de fim-de-vida

Autores

  • Carolina Paulino Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Palavras-chave:

Decisões de fim-de-vida, religião, ética, cultura

Resumo

As decisões de fim de vida (DFV) englobam as decisões de não
reanimação e as de suspensão ou abstenção de início de terapêuticas que suportam a vida. Estes conceitos emergiram nas
últimas três décadas, numa tentativa de prevenir a instituição de
terapêuticas que não beneficiam o doente, prolongando apenas
a sua vida. Com a globalização, tem-se assistido a um aumento
gradual da interacção entre diferentes religiões. Estas apresentam
diferentes crenças e opiniões no que respeita a intervenção do
doente, médico e família nas DFV e mesmo sobre o tipo de DFV
e considerações éticas face à morte. A clarificação da religião do
doente pode levar a uma melhor comunicação entre o médico,
o doente e familiares permitindo uma tomada de decisões mais
consistente relativamente aos cuidados de fim de vida.

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Referências

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Publicado

30-06-2014

Como Citar

1.
Paulino C. A influência da religião nas decisões de fim-de-vida. RPMI [Internet]. 30 de Junho de 2014 [citado 19 de Abril de 2024];21(2):85-90. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/998

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