Hiponatremia – contribuição de produtos homeopáticos

Autores

  • Alexandra Santos Médica do Internato Geral, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Joana Guimarães Médica do Internato Complementar de Endocrinologia, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Rita Santos Médica do Internato Geral, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Rita Reis Médica do Internato Complementar de Medicina Interna, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Francisco Parente Assistente Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Borges Alexandrino Chefe de Serviço de Medicina Interna, Serviço de Medicina II dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • J. J. Alves de Moura Director do Serviço de Medicina II dos HUC; Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

Palavras-chave:

hiponatremia, produtos homeopáticos, diurético, natriurético

Resumo

Os A.A. apresentam um caso de hiponatremia grave (101 mmol/l) numa mulher de 71 anos de
idade, que teve como apresentação clínica inicial um quadro de convulsões tónico-clónicas
generalizadas e coma, que surgiu após três dias
de vómitos de intensidade moderada, acompanhados pela ingestão exclusiva de “chás”.
Na realização da história clínica, apurou-se consumo abusivo de produtos homeopáticos
com acção diurética e natriurética que, juntamente com uma habitual alimentação com baixo teor de sódio, se pensa poder ter tido responsabilidade na etiopatogenia desta situação.
Com a publicação deste caso clínico, os autores pretendem realçar os potenciais riscos do
consumo de produtos homeopáticos, frequente
na população portuguesa, e, consequentemente, a importância do conhecimento dos seus efeitos, já que podem estar implicados em patologia com que contactamos diariamente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Adrogué H, Madias N. Hyponatremia. New Engl J Med, 2000; 342:1581-1590.

Singer GG, Brenner BM. Distúrbios hidroelectrolíticos. In: Kasper DL,Fauci AS, Brauwald et al – Princípios de Medicina Interna de Harrison. Rio de Janeiro: MacGraw Hill. 2001:291-293.

Leung AY. Encyclopedia of commom natural ingredients used in food, drugs and cosmetic. New York-Chischester: Wiley, 1980.

Herbal Medicines: A Guide for Health – Care Professionals. MICRO-MEDEXÒ. Healthcare Series, Greenwood Village, Colorado, Vol. 113,

expires 9/2002.

Sweetman S (Ed), Martindale: The Complete Drug Reference. London: Pharmaceutical Press. Electronic version.. MICROMEDEXÒ. Healthcare Series, Greenwood Village, Colorado, Vol. 113, expires 9/2002.

Marhuenda E, Calero MJ, Gimenez MD, Sanchez MJ. Determination of the diuretic action of different preparations of Ononis speciosa lag

and Ononis mitissima l. Ann Pharm Fr 1986; 44(6): 455-460.

Marhuenda E, Garcia MD. The diuretic activity of Ononis natrix l. Farmaco (Prat) 1985; 40(9): 302-306.

Winslow L, Kroll D. Herbs as Medicines. Arch Intern Med 1998; 158: 2192- 2199.

Ernst E, Pittler MH. Herbal Medicines. Med Clin North Am 2002: 86(1): 149-161.

Haloui M, Louedec L, Michel JB, Lyoussi B. Experimental diuretic effects of Rosmarinus officinalis and Centarium erythraea. J Ethnopharmacol 2000; 71(3): 465-472.

Lehmann DF. Hypokalaemic Hypochloraemic Metabolic Alkalosis and Hyponatremia in a Man with Prostate Cancer Ingesting Local Plants

Extracts. Drug Invest 1997; 7 (3): 166-168.

Miro O, Pedrol E, Nogue S, Cardellah F. Severe hyponatremia and hypopotassemia induced by the comsumption of Equisetum telmeia.

Med Clin (Barc), 1996; 106(16):639.

Vanherweghem JL. Nephropathy and herbal medicine. Am J Kidney Dis, 2000; 35(2): 330-332.

Lee CT, Wu MS, Lu K, Hsu KT. Renal tubular acidosis, hypokalemic paralysis, rhabdomyolysis, and acute renal failure – rare presentation

of Chinese herbal nephropathy. Renal Fail 1999; 21(2): 227 - 230.

McRae CA, Agarwal K, Murtimer D, Bassendine MF. Hepatitis associated with Chinese herbs. Eur J Gastroenterol Hepatol 2002; 14(5):

-562.

Carlsson C. Herbs and hepatitis. Lancet 1990; 336:177.

Pui-Hay But P. Need for correct identification of herbs in herbal poisoing. Lancet 1993; 341:637.

Pereira ER. Medicinas alternativas. Arq Med 1998;12(5):308-311.

Ficheiros Adicionais

Publicado

30-06-2003

Como Citar

1.
Santos A, Guimarães J, Santos R, Reis R, Parente F, Alexandrino B, Alves de Moura JJ. Hiponatremia – contribuição de produtos homeopáticos. RPMI [Internet]. 30 de Junho de 2003 [citado 13 de Julho de 2024];10(2):77-82. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/1800

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>