Testemunhas de Jeová - Reflexões sobre a recusa de hemoterapia

Autores

  • A. de Oliveira Soares Assistente Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina I do Hospital de Santa Maria, Lisboa

Palavras-chave:

Testemunhas de Jeová, recusa de transfusões de sangue, dilemas clínico-legais

Resumo

A recusa da transfusão de sangue pelos mem­bros da jovem e crescente confissão religiosa conhecida como Testemunhas de Jeová põe o médico em face de um dilema: deixar o doente exangue morrer sem o único tratamento possí­vel ou violar a liberdade individual de decisão, forçando a hemoterapia.

Este artigo evoca a origem das Testemunhas de Jeová, apresenta uma breve panorâmica da sua doutrina e analisa as razões apresentadas por estes crentes para não aceitarem receber sangue ou suas fracções. Expõe-se e comenta-se um caso clínico fatal de recusa de transfusões.

A solução para o crescente desafio clínico que estes fervorosos crentes na proibição de aceitar sangue representam não é linear. O autor suge­re a criação urgente de comissões para estudo do problema, nas suas vertentes moral, teológi­ca, médica e jurídica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alternativas de qualidade para a transfusão (artigo não assina­do). ln: Como pode o sangue salvar a sua vida? Brochura editada por Soc. Torre de Vigia de Bíblias e Tratados, Cesá­rio Lange, São Paulo, Brasil: 13-17;1990 (pode ser pedida a: Torre de Vigia. Rua Conde Barão 511, Alcabideche, 2765 Estoril).

Dixon JL, Smalley MG. Jehovah's Witnesses, the surgical-ethi­cal challenge. )AMA 1981; 246 (21): 2471-2472.

Thomas JM. Canadian Medical Association Journal 1983: 128: 1153-1154 (editorial).

Colectânea de documentos distribuídos a médicos pela "Co­missão de Ligação Hospitalar de Lisboa das Testemunhas de Jeová" (pode ser pedido ao representante oficial, Antó­nio Ruas - Av. Marquês de Tomar, 33 r/c, 1000 Lisboa).

Ficheiros Adicionais

Publicado

31-03-1997

Como Citar

1.
de Oliveira Soares A. Testemunhas de Jeová - Reflexões sobre a recusa de hemoterapia. RPMI [Internet]. 31 de Março de 1997 [citado 14 de Julho de 2024];4(1):56-9. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/2193

Edição

Secção

Pontos de Vista

Artigos Similares

Também poderá iniciar uma pesquisa avançada de similaridade para este artigo.