Proposta Curricular para a Formação em Doenças Respiratórias Durante o Internato de Medicina Interna

Authors

  • João Neves Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, ULS Santo António, Porto, Portugal. Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0003-0967-8443
  • Ana Rita Ramalho Núcleo de Internos de Medicina Interna da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Unidade Local de Saúde de Coimbra, Coimbra, Portugal https://orcid.org/0000-0001-7968-8706
  • Ricardo Ascenção Núcleo de Internos de Medicina Interna da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, Leiria, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3269-3900
  • Alfredo Martins Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Hospital Luz Arrábida, Vila Nova de Gaia, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9228-2276
  • Cláudia Ferrão Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Hospital das Forças Armadas, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-0432-4358
  • Isabel Neves Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Centro Hospitalar Universitário de Santo António, ULS Santo António, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0001-9453-8386
  • José Miguel Maia Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Unidade de Cuidados Intensivos, Hospital Luz Arrábida, Vila Nova de Gaia, Portugal https://orcid.org/0000-0001-8856-6583
  • Mariana Meireles Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Unidade Local de Saúde de Tâmega e Sousa, Penafiel, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5744-6738
  • Raquel Calisto Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Matosinhos, Portugal https://orcid.org/0000-0002-3980-8117
  • Rui Barros Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Serviço de Medicina Interna, Hospital Luz Arrábida, Vila Nova de Gaia, Portugal https://orcid.org/0000-0002-5609-1867
  • Pedro Leuschner Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, Portugal. Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, Universidade do Porto, Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-9462-0600

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi.2622

Keywords:

Doenças Respiratórias, Educação Baseada em Competências, Internato e Residência, Medicina Interna/ educação

Abstract

Introdução: As doenças respiratórias são uma das principais causas de morbidade e mortalidade no país e na Europa. O Programa de Formação da Especialidade de Medicina Interna contempla o domínio de conhecimentos nesta área, mas de uma forma genérica.

Apresentamos uma proposta curricular para formação em doenças respiratórias na Medicina Interna em Portugal, inspirada pelas recomendações da European Respiratory Society,
visando adaptar e harmonizar a formação na área das doenças respiratórias. Desenvolvemos uma proposta que inclui milestones e entrustable professional activities, com o objetivo de facilitar uma avaliação baseada em competências. Esta
abordagem inovadora permite que o currículo seja flexível, ajustando-se ao ritmo de aprendizagem individual dos Internos de Formação Especializada (IFE) independentemente do tempo decorrido desde o início do internato.

Métodos: Utilizamos questionários enviados a Internistas com experiência na abordagem de doentes respiratórios, diretores de serviço, responsáveis locais pela formação e internos
de formação Especializada de Medicina Interna para garantir um consenso abrangente sobre as competências que devem ser integradas na formação.

Resultados: Os resultados das 88 respostas obtidas, indicam um forte consenso para a inclusão de 196 objetivos dos 262 inicialmente analisados, com 97 desses objetivos recebendo uma recomendação forte por todos os grupos consultados.

Discutimos como a nossa proposta curricular pode beneficiar tanto os formandos quanto os formadores, alinhando a formação com as competências cruciais exigidas à prática de
Medicina Interna.

Conclusão: Em conclusão, propomos uma melhoria significativa na formação em Medicina Interna na área respiratória, fundamentada num amplo consenso e na capacidade de adaptar o ensino às necessidades individuais dos internos, o
que promove uma educação médica mais dinâmica e orientada para a competência prática.

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Published

2025-03-13

How to Cite

1.
Neves J, Ramalho AR, Ascenção R, Martins A, Ferrão C, Neves I, Maia JM, Meireles M, Calisto R, Barros R, Leuschner P. Proposta Curricular para a Formação em Doenças Respiratórias Durante o Internato de Medicina Interna. RPMI [Internet]. 2025 Mar. 13 [cited 2025 Mar. 28];(XX). Available from: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/2622

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