Intoxicação aguda por sulfato de cobre: caso clínico

Autores

  • Rosário Lebre Interna Complementar de Medicina Interna, Serviço de Medicina III dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Victor Ruiz Interno Complementar de Oncologia, Serviço de Medicina III dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Sara Leitão Assistente Hospitalar de Medicina Interna, Serviço de Medicina III dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Arsénio Santos Assistente Hospitalar Graduado de Medicina Interna, Serviço de Medicina III dos Hospitais da Universidade de Coimbra
  • Rui Santos Professor Auxiliar da F.M.U.C. e Chefe de Serviço de Medicina Interna, HUC
  • Armando Porto Professor Catedrático da F.M.U.C. e Director do Serviço de Medicina III, HUC

Palavras-chave:

intoxicação, cobre, hemólise

Resumo

A intoxicação aguda pelo sulfato de cobre é rara e frequentemente acidental. Manifesta-se por náuseas, vómitos, diarreia,
anemia hemolítica e, nos casos mais graves, insufi ciência renal, insuficiência hepática e coma.
Os autores descrevem um caso clínico de intoxicação voluntária
por sulfato de cobre, cujas principais manifestações clínicas foram
náuseas, vómitos esverdeados, diarreia, hipotensão, icterícia e
desorientação temporo-espacial. Laboratorialmente traduziu-se
por anemia hemolítica com necessidade de terapêutica transfusional, disfunção renal (elevação do azoto ureico e da creatinina,
e hematúria), e elevação do cobre sérico e urinário, atingindo
valores máximos de 2,6 mg/L (N: 0,7-1,4 mg/L) e 1,1 mg/24h, (N
<0,1 mg/24h), respectivamente. Realizou terapêutica de suporte
e específi ca, com D-penicilamina, com evolução favorável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Casarett & Doull’s. Toxicology: The Basic Science of Poisons. 6th edition. New York: McGraw-Hill 2001: 840-841.

Nelson LS. Toxicologic Emergencies. 7th edition. New York: McGraw-Hill 2002: 1262-1271.

Barceloux DG. Copper. J Toxicol Clin Toxicol 1999; 37 (2): 217-230.

Health effects of excess copper. Copper in DrinKing Water. www.nap.edu/openbook/0309069394. The National Academy of Sciences

James LP, Stowe CD, Argao E. Gastric Injury Following Copper Sulfate Ingestion. Pediatric Emerg Care 1999; 15 (6): 429-431.

Pankit AN, Bhave SA. Copper Metabolic Defects And Liver Disease: Enviromental Aspects. J Gastroenterol Hepatol 2002 ; 17 (3): 403-407.

Liu J, Kashimura S, Hara K, Zhang G. Death Following Cupric Sulfate Emesis. J Toxicol Clin Toxicol 2001; 39 (2): 161-163

Ficheiros Adicionais

Publicado

30-12-2005

Como Citar

1.
Lebre R, Ruiz V, Leitão S, Santos A, Santos R, Porto A. Intoxicação aguda por sulfato de cobre: caso clínico. RPMI [Internet]. 30 de Dezembro de 2005 [citado 22 de Julho de 2024];12(4):220-4. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/1708

Edição

Secção

Casos Clínicos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>