Um Raro Caso de Hepatotoxicidade Induzida pela Empagliflozina

Autores

  • Ana Luísa Nunes Serviço Medicina Interna, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Daniela Santos Serviço Medicina Interna, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Carolina Figueiredo Serviço Dermatologia, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal.
  • Diana M. Ferreira Serviço Medicina Interna, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Jandira Lima Serviço Medicina Interna, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal
  • Arsénio Santos Serviço Medicina Interna, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Coimbra, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.24950/rspmi.cc.131.4.2021

Palavras-chave:

Doenças Hepática Induzida por Químicos e Fármacos; Inibidores do Transportador Sódio-Glicose 2/efeitos adversos

Resumo

A hepatotoxicidade apresenta um amplo espetro de manifestações clínicas. O diagnóstico constitui um desafio, não só devido ao vasto número de hepatotóxicos, mas particularmente se a capacidade de induzir toxicidade por determinada substância é desconhecida. A empagliflozina associa-se a múltiplos efeitos adversos, mas não de forma convincente à hepatotoxicidade. Apresentamos o caso de uma doente do sexo feminino, de 70 anos, diabética, que desenvolveu sintomas gastrointestinais 1 mês após introdução da empagliflozina. Verificou-se elevação das enzimas hepáticas. Ecograficamente visualizou-se microlitíase vesicular, mas sem obstrução confirmada das vias biliares. Excluídas outras causas de doença hepática. Após biópsia hepática foi diagnosticada hepatotoxicidade secundária à empagliflozina. Objetivou-se resolução completa clínica e analítica após suspensão do antidiabético oral. Foram reportados apenas dois casos de hepatotoxicidade desde o licenciamento da empagliflozina, tornando este caso mais interessante e permitindo sensibilizar os médicos para um diagnóstico precoce e tratamento adequado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Stirnimann G, Kessebohm K, Lauterburg B. Liver injury caused by drugs: an update. Swiss Med Wkly. 2010;140:w13080. doi: 10.4414/smw.2010.13080.

LiverTox: Clinical and Research Information on Drug-Induced Liver Injury [Internet]. Bethesda (MD): National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases; 2012. Sodium Glucose Cotransporter-2 (SGLT-2) Inhibitors. [Updated 2018 Dec 17]. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK548289/

Andrade RJ, Aithal G, Björnsson E, Kaplowitz N, Kullak-Ublick GA, Larrey D, et al. EASL Clinical Practice Guidelines: Drug-induced liver injury. J Hepatol. 2019;70:1222-61. doi: 10.1016/j.jhep.2019.02.014.

Lucena MI, Sanabria J, García-Cortes M, Stephens C, Andrade RJ. Drug-induced liver injury in older people. Lancet Gastroenterol Hepatol. 2020;5:862-74. doi: 10.1016/S2468-1253(20)30006-6.

Culver EL, Watkins J, Westbrook RH. Granulomas of the liver. Clin Liver Dis. 2016;7:92-6. doi: 10.1002/cld.544.

Kleiner DE. Liver histology in the diagnosis and prognosis of drug‐induced liver injury. Clin Liver Dis. 2014;4:12-6.

Calado J, Silva Nunes J. Empagliflozina: Uma Nova Arma Farmacológica na Terapêutica da Diabetes Tipo 2. Rev Port Diabetes. 2015; 10: 118-26.

Chalasani N, Bonkovsky HL, Fontana R, Lee W, Stolz A, Talwalkar J, et al. Features and Outcomes of 899 Patients With Drug-Induced Liver Injury: The DILIN Prospective Study. Gastroenterology. 2015;148:1340-52.

Storgaard H, Gluud LL, Bennett C, Grøndahl MF, Christensen MB, Knop FK, et al. Benefits and Harms of Sodium-Glucose Co-Transporter 2 Inhibitors in Patients with Type 2 Diabetes: A Systematic Review and Meta-Analysis. PLoS One. 2016;11:e0166125.

Häring HU, Merker L, Seewaldt-Becker E, Weimer M, Meinicke T, Woerle HJ, et al. Empagliflozin as add-on to metformin plus sulfonylurea in patients with type 2 diabetes: a 24-week, randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Diabetes Care. 2013;36:3396-404.

Kuchay MS, Krishan S, Mishra SK, Farooqui KJ, Singh MK, Wasir JS, et al. Effect of empagliflozin on liver fat in patients with type 2 diabetes and nonalcoholic fatty liver disease: A Randomized Controlled Trial (E-LIFT Trial). Diabetes Care. 2018;41:1801-08. doi: 10.2337/dc18-0165.

Ridderstråle M, Andersen KR, Zeller C, Kim G, Woerle HJ, Broedl UC. Comparison of empagliflozin and glimepiride as add-on to metformin in patients with type 2 diabetes: a 104-week randomised, active-controlled, double-blind, phase 3 trial. Lancet Diabetes Endocrinol. 2014;2:691-700.

Ptaszynska A, Johnsson KM, Parikh SJ, de Bruin TW, Apanovitch AM, List JF. Safety profile of dapagliflozin for type 2 diabetes: pooled analysis of clinical studies for overall safety and rare events. Drug Saf. 2014;37:815-29. doi: 10.1007/s40264-014-0213-4.

Levine JA, Lo AA, Wallia A, Rogers M, VanWagner LB. Dapagliflozin-induced acute-on-chronic liver injury. ACG Case Rep J. 2016;3:e169. doi: 10.14309/crj.2016.142.

Famularo G, Sajeva MR, Marino G, Granato C. Acute hepatitis caused by empagliflozin in a nonalcoholic fatty liver disease patient. Ann Pharmacother. 2017;51:1142-3.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

1.
Nunes AL, Santos D, Figueiredo C, M. Ferreira D, Lima J, Santos A. Um Raro Caso de Hepatotoxicidade Induzida pela Empagliflozina. RPMI [Internet]. 23 de Dezembro de 2021 [citado 5 de Julho de 2022];28(4):357-61. Disponível em: https://revista.spmi.pt/index.php/rpmi/article/view/272

Edição

Secção

Casos Clinicos